sexta-feira, novembro 4,22:12
Pode acontecer um dia comigo
ou contigo.

Hoje estive no CCB à espera de algumas pessoas (a trabalho) ao fim da tarde, por volta das 19h00... Como fui a primeira a chegar, estive alguns minutos em frente à entrada principal.

Uma senhora, já idosa veio ter comigo a oferecer um livro que ela própria tinha escrito e a dizer que era escritora e tinha até aparecido na televisão...Como eu não tinha dinheiro na altura e estava com pressa e a cabeça em outras coisas (trabalho é claro, afinal o que haveria de ser???), pedi desculpas e disse-lhe que não trazia dinheiro suficiente...

A senhora agradeceu e começou a chorar, disse-me que hoje estava muito emotiva e eu fiquei ali, a olhar para ela... ofereci um lenço de papel e ela andou uns passos à frente. Continuou com a sua oferta a cada um que passava, tinha um saco cheio de livros (que não deviam pesar pouco) e toda a gente dizia não...

Fazia frio e ela com todos os anos que tinha estava ali, com dignidade a oferecer o seu livro a toda a gente. Alguns nem sequer paravam, ouviam, ou simplesmente quando ela aproximava-se diziam: não quero. Um após o outro...

E eu continuava à espera, tinha chegado cedo...e aquela cena incomodava. Pensei que se fosse a minha avó, a minha mãe, algum familiar a fazer aquilo, eu gostaria que alguém parasse, desse um pouco de atenção ao que ela dizia e que se não pudesse comprar o livro, ao menos trocasse algumas palavras de uma maneira humana.

O fim da história guardo para mim, mas se quando estivermos mais velhos formos obrigados pela vida a fazer algo semelhante para sobreviver? Se tivermos de abordar as pessoas na rua e pedir para que nos comprem alguma coisa? Se algum dia no lugar dela estivermos eu ou tu?

O que este país tem feito para que as pessoas, depois de uma vida inteira de trabalho possam envelhecer com dignidade?

Como foram para casa aqueles que lhe viraram as costas? Com a consciência tranquila? Ou pior, nem repararam nela, sequer ouviram o que ela disse. Gostaríamos de ser ignorados assim?

Eu devo ser de outro planeta...deste eu não quero e não aceito ser.
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤