sábado, janeiro 27,16:21
Sobre a beleza
De uma maneira ou de outra seja por fora, por dentro, pela atitude ou olhar existe beleza.
Mas a nossa sociedade desde sempre idolatra àquelas pessoas que são bonitas/perfeitas.

Tendo como origem problemas psicológicos, não é a toa que vimos com maior ênfase na nossa geração, todas as doenças e disturbios alimentares surgirem com tanta força. Anorexia e Bulimia são as mais comuns e mais conhecidas entre tantas..., mas por trás das doenças o que existe é a vontade de ser aceite e o medo de ser excluído e discriminado.

Essa discriminação vêm ligada à falta de auto-estima e em várias vertentes, algumas subtis... outras nem tanto. Pode começar na infância, quando as crianças são sinceras e muitas vezes até cruéis... ou na adolescência quando começam as comparações e mudanças de comportamento. Na idade adulta dos que estão acima do peso, ouve-se de tudo, desde o estigma da preguiça ao não servir para o emprego...

Há dois anos a Dove (cosméticos) iniciou uma campanha para a beleza real, considerada um sucesso pelos 90% de mulheres normais da sociedade, em todas as idades inclusivé.

Ano passado em España, dando o exemplo para o mundo inteiro, em Cibeles, entre o Paseo do Prado e o Paseo Recoletos teve lugar um desfile especial, onde as modelos só eram aceites se vestissem ao menos o número 38.

Este ano e repetindo o exemplo, que a meu ver deveria ser seguido pelo mundo inteiro, entra em vigor uma lei que vai tornar standard tamanhos de roupa obrigatórios a estarem disponíveis em todas as lojas. Será feita uma pesquisa para descobrir as medidas médias actuais das mulheres em Espanha (incluindo as imigrantes) e uma vez conhecidos estes tamanhos, as lojas têm 5 anos para adaptarem-se à nova lei.

Finalmente notam-se algumas luzes acesas, mas quantas pessoas tiveram de morrer para que as consciências começassem a mudar? Como pode alguém discriminar outro ser se nenhum de nós é perfeito?

Eu gostava muito que no futuro as pessoas não fossem julgadas pelo que vestem, o seu peso, côr da pele ou ideologia. Que se olhassem nos olhos e vissem o que está por trás da moldura... e que importasse mais o que fazem do que o estilo de vida que têm. Mas sei que ainda falta muito.... e que talvez não esteja aqui se algum dia isso vier a acontecer.
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤