domingo, fevereiro 26,17:16
É Carnaval
Para quem vive nas grandes cidades o Carnaval passa até despercebido, não fossem as crianças mascaradas pelas ruas, podíamos dizer que estamos num outro feriado qualquer. A maioria aproveita para viajar, porque afinal são 4 dias que já dão para um bom descanso.

Mas eu hoje, resolví escrever sobre o melhor Carnaval do Mundo, na minha opinião é claro. Alguns consideram o Carnaval do Rio de Janeiro por ser um espetáculo cheio de fantasia que é tornada realidade por 3 dias, num desfile espetacular... outros consideram o de New Orleans feito em mistério, jazz e um desfile tradicional... mas para mim o Carnaval é igual a Salvador da Bahia.

É a época do ano onde todos juntos, sejam ricos ou pobres, saem à rua com o objectivo da diversão. Não é um Carnaval de plateia, porque a plateia é o protagonista. Não se vai à rua ver, vai-se à rua “brincar” o Carnaval... e talvez por ser assim, participativo, é tão encantador. Não conseguimos estar parados e diz-se que “Atrás do Trio Eléctrico só não vai quem já morreu”.

Assim, seguem alguns significados e curiosidades:

. Trio Eléctrico – criado em 1950, inicialmente era um burro... hoje é um camião equipado com amplificadores que leva uma Banda e percorre as ruas durante o carnaval.

. Bloco – é o conjunto com a infraestrutura necessária para “pular ou brincar” o Carnaval. Um bloco tem um ou mais trios eléctricos, carros de apoio para crianças, casas de banho, bares, serviços de primeiros socorros e uma corda humana formada de seguranças cuja função é proteger quem está lá dentro.

. Abadá – é a roupa oficial de cada bloco, consiste basicamente numa espécie de t-shirt e uns calções.

. Folião – é quem vai dentro do bloco

. Pipoca – é quem vai fora do bloco, solto na multidão...

. Circuito - Os quatro circuitos da folia

. Mamãe Sacode – adereço de mão feito de um bastão com fitas usado para sacudir, semelhante aos das torcidas organizadas do futebol americano.

. Bebida Oficial do Carnaval – Cerveja (mas não podemos esquecer das fabulosas águas de côco)

. Duração do Carnaval em Salvador – de 6ª a 4ª feira, começa com festas espalhadas pela cidade, principalmente no Pelourinho, mas os desfiles dos blocos só acontecem nos 4 dias oficiais.

Eu pessoalmente já “brinquei” o Carnaval de várias maneiras, já fui Pipoca, já estive no Bloco e já estive até em cima de um Trio Eléctrico ao lado da Banda...

Lembro-me como se fosse hoje de um Carnaval que passei em Salvador, alguns anos atrás, de pipoca. Para começar a temperatura nunca é menor do que 30º mesmo à noite... Os circuitos demoram cerca de 7 horas a fazer... a pé.

Gostei particularmente de às 11h00 da manhã, ir ver os Blocos a sair, no Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (o poeta dos escravos)... Passaram por mim o Carlinhos Brown, mesmo ao meu lado... a Daniela Mercury e a Ivete Sangalo entre outros. Entra bloco e sai bloco até as 8h00 da noite...

É só o tempo de tomar um banhinho para “recarregar” as baterias, comer qualquer coisa e lá vamos nós ao percurso da noite, da Barra a Ondina e claro com o mar mesmo alí ao lado... A partir do 3º dia estamos como que anestesiados, já não doem as pernas e é só curtir... haja preparação física!!!

Não posso deixar de referir o espetáculo que é ver o Olodum, os Filhos de Ghandi e o Ara Ketu a passar...

“Sorria, você está na Bahia”...
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤