quarta-feira, maio 30,21:44
Novos tempos, grandes mudanças

Vivemos numa época e pertencemos a uma geração que respira e transpira tecnologia, leia-se por todos os poros. A comunicação mudou, tornou-se muito mais rápida e eficaz, em segundos entram pelos nossos olhos um volume nunca antes imaginado de informação.


Com essa informação e o seu fácil acesso, que agora chega a todos e não só a um previlegiado grupo da sociedade, a nossa forma de comunicar também sofreu importantes mudanças. Bastam alguns segundos para estar em qualquer lugar "virtualmente falando" e existem só alguns segundos entre um click e outro.


Do ponto de vista do marketing, há que prestar atenção não só ao ROI (indicador chave) mas também ao Retorno do Tempo Investido. Para captar a atenção do consumidor, a mensagem tem de ser clara, chamativa e como não poderia deixar de ser... "em segundos". A concorrência de quem utiliza a internet para promover os seus produtos é muito forte: a praia, o cinema, um bom livro, etc... e ao mesmo tempo, a maioria dos utilizadores não consegue estar "desconectado" por muito tempo.


O consumidor ganhou. Ganhou o direito de escolher, de poder comparar preços sem precisar deslocar-se a várias lojas ou locais, de comprar sem precisar sair de casa, de saber antes de ir à loja habitual, exactamente o que quer comprar e quais as suas especificações. Hoje, mais ou menos 15% das compras são feitas pela internet, outros 15% escolhem os produtos que querem comprar. Não, não houve a canibalização do comércio tradicional, digamos que foi aberto mais um canal entre quem vende e quem compra.


Partilho e deixo aqui a minha interpretação de alguns dos temas comentados hoje, num almoço para poucos, por uma mulher eleita pelo Times como uma das 30 mulheres mais influentes da Europa e pela revista Fortune como uma das 50 mulheres executivas mais influentes do mundo, Isabel Aguilera, Directora Geral do Google para Portugal e Espanha.
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤