domingo, outubro 29,15:25
Abóboras à parte
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.

No século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente acabava em 31 de Outubro e marcava o Ano novo céltico: Samhain. É o fim oficial do verão, o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação das suas leis. É conhecido com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol... mas o nome que ficou é o de origem escocesa: Hallowe'en.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "hallowinas" que é o nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia). Uma das lendas de origem celta diz que os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte e o que permitia ao mundo dos espíritos se misturar ao dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras das suas casas, para que se tornassem frias e desagradáveis, vestiam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam os corpos para possuir, (Panati).

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome no seu país... e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Para o Ocidente é o dia de Finados ou dos Santos, a depender do país... Muitas vezes o que parece algo "inventado" ou "enlatado" tem origens muito mais profundas do que aquilo que nos parece à primeira vista...
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤