Sempre fez-me muita confusão o facto de utilizarmos sacos para tudo.
Sacos para as compras, sacos para levar comida, sacos de compras utilizados para lixo, sacos para roupa, etc... Há uns anos... e poucos porque ainda me lembro deste tempo :D..., os sacos eram de papel.
Depois vieram os sacos plásticos, mais baratos e de fácil produção, estes que são aos milhares espalhados pela nossa vida. Basta ir ao supermercado e vir carregada deles.
Ora venha o diabo e escolha: sacos de papel ou sacos de plástico? Não é preciso dizer que nenhum dos dois é bom para o ambiente. Os de papel vem das árvores e para a sua produção além da utilização da madeira, juntam-se todos os componentes químicos e poluentes. Os de plástico vem do petróleo... e para a sua fabricação além da manipulação bioquímica, consome 50% dos custos de produção em electricidade... que vem directamente da exploração dos recursos naturais.
Os dois, tanto de papel como de plástico podem acabar em 2 lugares: na natureza ou em alguma estação de reciclagem. Se o destino é a natureza, muitas vezes vão parar aos estômados de tartarugas, baleias, golfinhos e muitos outros animais mesmo estando em terra e não no mar, para não falar da poluição dos rios...
Outro dia lí uma reportagem interessante.
Falava de uma estilista que tinha criado uma mala para compras, o que seria absolutamente natural, uma vez que normalmente os estilistas além de estarem na indústria da moda, também passeiam-se em outras actividades e emprestam o seu talento a algumas causas.
ANYA HINDMARCH
Ao juntar o design a um objecto práctico e ao mesmo tempo ecológico, despertou o interesse de muita gente que faz fila para comprar o "I´m not a Plastic Bag". Um original que tem o preço inicial (em distribuidores autorizados) fixado entre 5£ e 7£, agora porque estão completamente esgotados... podem ser encontrados no ebay por 45£ e até por 100£...
A inteligência da concepção deste saco de compras é básica, embora com efeitos impressionantes.
A primeira coisa a analisar é que como muitas vezes se diz, não é preciso inventar a roda, afinal os sacos de compras de pano já eram utilizados há muito tempo, antes de inventarem os de papel e os de plástico. Depois o segundo passo foi dar um ar "CHIC" e utilizar o consumismo e a moda para promovê-lo, razão pela qual eu acredito que muita gente o vá utilizar, quem sabe ainda mais do que pela principal razão, a ecológica. Outras marcas como a Luis Vuitton e a Dior também já possuem a sua versão...
Não é a toa que as empresas actualmente procuram juntar a sua marca à ecologia. Ficam bem-vistas do ponto de vista dos consumidores, dos colaboradores (que se sentem parte de um esforço para um mundo melhor) e claro, diante dos media. É sem dúvida uma excelente propaganda.
Por mim, quanto mais idéias destas chegarem, melhor, ganhamos todos e como já se diz: o ambiente agradece ;). Eu vou comprar a minha, não sei se será esta ou outra qualquer, desde que seja uma em substituição dos sacos de papel ou plástico!
The shopping bag debate
Eco Gifts
Biodegradable bags