segunda-feira, julho 2,23:00
Hórus e a Lua

Horus and the moon
by
Francisca Rivera

"The Horus eye in the sense of the moon resurfaced at the begin of the New Kingdomas an emblem of the numerical value '2 '4 '8 '16 '32'64. Multiply an Egyptian month of 30 days by thisseries and you get a lunation of 29 '2 '32 days(mistake less than one minute per lunation, not evena day in a century). The numerical relation was old, I believe, only the emblem was new. The Horus eye as moon and sun resurfaced again in Ptolemaic astronomy." (mathforum.org)

A Lenda de Horus


... Então Hórus reuniu todos os fiéis do rei traído e partiu à procura de Seth para vingar a morte do pai. A batalha durou três dias e três noites;

Hórus mutilou Seth, mas este transformou-se num grande porco preto e devorou o seu olho esquerdo. Assim a lua parou de iluminar a humanidade, que ficou atônita.

No fim, Seth estava prestes a sucumbir, quando Ísis interveio suplicando ao filho que desse fim ao massacre, afinal, Seth era o seu irmão. Num ímpeto de ódio, Hórus decepou a cabeça da mãe. Toth curou-a, colocando no lugar da sua, uma cabeça de vaca.

A batalha recomeçou e durava indefinidamente, sem vencedores nem vencidos. Toth intrometeu-se autoritariamente e curou Seth. Ordenou também que fosse restituído o olho de Hórus, e a lua voltou a brilhar. Vieram então os deuses e levaram a questão ao julgamento de Toth. Foi um processo que durou oitenta anos, ao fim do qual decidiu-se que Hórus seria o senhor do Baixo Egito e Seth Do Alto Egito.

Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. As linhas abaixo do olho esquerdo de Hórus representam as lágrimas de dor e sofrimento e correspondem aos padrões de plumagem do falcão..."

Algumas coisas não têm razão de ser. Outras por sua vez, desde sempre tiveram...
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤