segunda-feira, setembro 4,23:25
Navegar
Parte 1


Quanto vale um barco?
Quanto vale a paixão por navegar?
A sede de vencer?
Não existir um segundo lugar?

Quanto vale 4 anos de pesquisas e tecnologia, construir uma sede, manter uma equipa por todo este tempo?

Quanto vale ir ao mar todos os dias e por 6 horas, medir, comparar, testar todos os instrumentos com a finalidade de ganhar?

Quanto vale fazer parte disto, sentir emoção ao ver como se faz?


Museu das artes e ciencias, Valencia

Vale o que se sente quando pensamos que o homem pode mover montanhas, mares e ir ao fim do mundo quando quer uma coisa...

2 milhões de euros custa o barco.


Parte 2

Todos os dias chegam barcos às Canarias (cayucos), protagonistas de um flagelo, vindos da da Costa Africana. Os seus tripulantes são na maioria homens jovens, mas também existem mulheres e crianças.

Alguns ficam pelo caminho, pela fome e frio. Outros nunca chegam e os seus corpos vêm dar ás praias.

As organizações humanitárias trabalham constantemente, tendas são erguidas, recebem água e comida, além dos cuidados médicos. São milhares, são o triplo até agora do que eram no ano passado...

Pagam cerca de 700€ pela viagem e o retorno de 50% é garantido caso sejam repatriados.

Parte 3
Para uns, navegar é conseguir uma nova vida, a chance de chegar a um lugar seguro, poder ter um trabalho, trazer a família no futuro e quem sabe viver com dignidade.

Para outros navegar é vencer, paixão pelo desporto, pela supremacia tecnológica, competir pelo poder de estar em 1º lugar.

E continuo a fazer perguntas para as quais não tenho respostas, tão confuso é este mundo, tão estranhas são as nossas paixões, tão diferentes as formas de "navegar".
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤