domingo, novembro 27,02:35
Possuídos
Está oficialmente aberta a temporada das compras!

Ontem tive de ir ao encontro de familiares na Catedral das Compras (não preciso dizer onde é, todos já sabem), mas esquecí-me do principal. É fim de mês e estamos perto do Natal...

Fui logo ao supermercado porque os meus armários em casa estavam vazios e qual não foi o meu espanto quando vi famílias inteiras no seu passeio preferido de fim de semana:

Pai, mãe, filhos (a correr e a gritar a sua alegria de estar no melhor lugar do mundo), avós, cães, gatos e galinhas, todos juntos felizes com o mesmo objectivo a admirar uma a uma as prateleiras, em busca do milho verde perdido, do tomate pelado, do bacalhau e de muitas outras coisas maravilhosas.

Perdoem-me, fui injusta. Eu reconheço... afinal daqui a um mês é Natal e estavam também a disputar ferozmente os brinquedos, electrodomésticos, perfumes e todo o mundo maravilhoso que só podemos encontrar dentro do supermercado!

Sim, porque a peregrinação ao Centro Comercial tem carácter mensal. Todos os meses, por pelo menos uma vez tem de ser feita! E se por acaso lançam algum sabonete, sabão para a máquina, ou shampoo novo e eles não estão lá para comprar em primeira mão??? Shame on you...

E nesta guerra de ser o primeiro a comprar tudo (ainda não percebí se a ânsia é por querer ter, ou se é com medo de que daqui a alguns dias já não haja salário para comprar), vale tudo! Encontrões, puxões, passar à frente... Educação para quê? O que interessa é encher o carrinho!!!

Saio do supermercado e vejo que a euforia estende-se a todo o Centro... Quero levantar dinheiro, impossível; Quero encontrar um restaurante, nem pensar; O fenómeno das bichas resplandece em todo o lado... (eu estou no paraíso)

Ao voltar para casa com a certeza de que tão cedo não ponho lá os meus lindos pézinhos, venho a pensar enquanto conduzo:

As compras movem montanhas. A fúria da multidão é implacável.


Mas são uns pobres coitados. Triste é o país onde as famílias inteiras vão passear a Centros Comerciais e onde as suas maiores aspirações são as compras.
 
posted by Meia Lua
Permalink ¤